segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Dicas para um belo bordado

Olá!!!

Encontrei algumas dicas bem legais que me ajudaram bastante e vim compartilhar com você.
O que vou passar agora é de extrema importância. São algumas dicas que vão garantir que seu bordado fique mais bonito e dure por muito mais tempo, afinal é o que desejamos que aconteça com os nossos trabalhos!

* Dicas para um bordado perfeito:

* Lave as mãos antes de iniciar o trabalho e sempre que perceber que estão suadas, para evitar que o suor manche o trabalho;

* Guarde o trabalho em uma sacola ou cesta apropriada quando não estiver bordando, para protegê-lo da poeira, respingos, etc;

* Use fios de aproximadamente 45 cm de comprimento, para evitar que os fios formem nós, fiquem torcidos ou desfiem quando estiver bordando;

* Lave cada trabalho separadamente. Prepare o molho com água na temperatura de 60°C em grande quantidade e assegure que o sabão seja neutro e esteja completamente dissolvido antes de mergulhar o trabalho;

* Enxague o trabalho diversas vezes em água corrente abundante;

* Não devem ser usados nenhum tipo de branqueador e/ou alvejante óptico no trabalho.

* Não torça o trabalho. Enrole entre duas toalhas ou outro tecido bem absorvente na cor branca, espremendo gentilmente, sem torcer. Não deixe que o trabalho enrole sobre si mesmo;

* Se desejar engomar o trabalho, prepare a goma seguindo as instruções do fabricante. Mergulhe o trabalho inteiramente na solução, deixe alguns minutos e retire deixando escorrer bem. Não torça o trabalho, proceda como mencionado acima para tirar o excesso de água;

* Desenrole e estenda o trabalho sobre uma toalha em superfície plana. Nunca deixe o trabalho úmido dobrado ou empilhado;

* Passe o trabalho entre duas toalhas ou outro tecido na cor branca com o lado direito do bordado voltado para baixo. Use o ferro de passar não muito quente;

Mais uma dica para você: Compre sempre a quantidade necessária de meadas para fazer todo o trabalho, pois podem haver diferenças entre os lotes de tingimento.

* Dicas de Linhas, Tecidos e Agulhas:


Eis aqui uma tabelinha, para ajudar a fazer as combinações de linhas, tecidos e agulhas.



Você pode bordar em diversos tipos de tecidos, com vários tipos de agulha e, também, com muitos tipos de linhas. Se você usar a agulha certa para o tecido e o fio certo para a agulha, os resultados do seu trabalho ficarão, com certeza, bem mais bonitos. Você pode bordar com as agulhas Tapestry Corrente ou Darning Corrente. As agulhas Tapestry não tem ponta e são indicadas para bordado sobre tecidos de fios contáveis. Já as agulhas Darning devem ser utilizadas quando você estiver bordando em um tecido que não permita uma contagem de pontos.

* Dicas de número de agulha adequado:


Estas são apenas sugestões para você. Entretanto, a escolha pode ser diferente, de acordo com a experiência e/ou preferência de cada pessoa que estiver bordando.

(Fonte: Dicas preciosas das linhas Anchor)

E aí? Gostou das dicas? Dê a sua opinião, pois é através dela que saberei se as dicas foram úteis ou não! Caso você tenha mais alguma dica, que não foi mencionada aqui e queira compartilhar, fique a vontade!
Adoraria saber o que você quer ver por aqui... Quem sabe a próxima postagem seja sobre o seu pedido, dúvida ou sugestão!
Beijos e uma ótima noite para você!

4 comentários:

Cauê Santos disse...

Oi Edayne !

Passei pra te desejar uma ótima semana !

Recebi teu email e gostei muito das duas imagens ! A de ponto Cruz é muito boa !

Infelizmente meu projeto com as telas de talagarça estão arquivados. Recebi algumas encomendas e tenho mais algumas coisas a fazer.

Assim que fizer, vou ter prazer em te comunicar.

Bjao e boa semana !

Adriana disse...

Oi amiga!!!
Vim buscar meu selinho, obrigada por lembrar de mim e pelo seu carinho!
Vou levá-lo com muita alegria :D
Parabéns pelas dicas de bordado, está muito bem explicado e irá ajudar muitas pessoas, com certeza.
Beijinhos e uma ótima quarta-feira para você.

Fernanda bordando,pintando e aprendendo disse...

Oi Amiga...seu blog ta muito lindo...e muito bom conteudo tb....adicionei com seguidora,vc da uma passadinha no meu? Me da algumas dicas?
http://ferpaixaoporpontocruz.blogspot.com/
beijos....

Mia disse...

Oi Edayne!!!
Amei as dicas sobre o belo bordado, é sempre bom aprender mais e mais pra aperfeiçoar nossos trabalhos né?
Um ótimo fim de semana pra voce!!!
Beijos mil,
Mia