segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Dicas de ponto cruz

Olá, boa noite!

Estou trazendo para você mais algumas dicas de ponto cruz. Espero que sejam de grande ajuda e que tirem possíveis dúvidas que você tenha.

Vamos lá então:

*Use uma boa iluminação para bordar, de preferência use luz fluorescente.

*Borde em assentos confortáveis para não prejudicar sua coluna.

*Coloque uma almofada no colo para aproximar o bordado.

*Se você quiser que a linha não dobre ao puxar do ponto, passe uma esponja úmida do começo ao fim da linha.

*Passe sempre um alinhavo no tecido que cortou, evitando desfiar.

*Para fazer todos os pontos no mesmo sentido é só levar o fio por baixo do ponto anterior, na carreira de volta.

*Se você borda para vender, compre o material no atacado, isso aumenta sua margem de lucro.

*Combine as cores da linha com as do tecido é harmonioso e fundamental.

*Quando aplicar seus bordados, use tecidos que não desbotam.

*Para bordar com fio metalizado umedeça-o numa esponja qualquer, para facilitar o uso.

*Se não quiser ou não souber fazer 1/4 ou 3/4 de ponto, basta deixar de bordar os quadradinhos com um triângulo colorido que aparecem em certos gráficos mais elaborados e por fim defina-os com ponto atrás (contornos). Você pode usar esse truque quando quiser para acelerar seu trabalho, mas nunca deixe de praticar os pontos fracionados, eles são necessários para fazer um lindo trabalho.

*Para aplicar bordado em tecidos comuns como os de camisetas, calças etc. Aplique uma entretela termo-colante no avesso do tecido (se necessário) e no direito do tecido, aplique o cânhamo com um alinhavo e borde normalmente. Terminado o bordado remova os fios do cânhamo com uma pinça, porém com cuidado, para não deslocar os pontos do bordado.

Dicas de saúde e conforto:

*Antes de começar a bordar, faça um rápido aquecimento, esfregando o dorso das mãos, abrindo e fechando os dedos, girando os punhos e rodando os ombros para trás. Ao parar de bordar, repita essa série de movimentos.

*Acomode-se numa cadeira confortável, formando um ângulo de 90 graus com o corpo. O móvel deve ter apoio para os braços, pois os pulsos apoiados aliviam os membros superiores.

*Mantenha os pés no chão ou em uma banqueta. Isso mantém a posição correta e evita a pressão da coxa contra a cadeira, facilitando a circulação do sangue. Improvise com livros.

*Desvie o olhar do bordado por alguns instantes para evitar ardência na vista e sensação de embaçamento. Mire algo bem distante e pisque várias vezes para lubrificar a córnea.

*A cada hora, pare de bordar por 10 ou 15 minutos. Ainda, sentada, espreguice, alongando bem os dedos, os braços, a coluna, o pescoço e as pernas.

*De vez em quando, levante devagar, sem movimentos bruscos, dê uma voltinha pela casa, tome um copo de água, respire fundo e aproveite para fazer alguma tarefa pendente.

Muitas pessoas utilizam uma determinada marca de linhas ou meadas e às vezes algumas revistas pedem meadas de outra marca que elas não costumam usar. Nesse caso podemos converter as cores de certas marcas para a marca que usamos... Como? Usando um conversor de cores! Ele é encontrado em algumas revistas, mas com o passar dos anos a numeração muda e essas tabelas não servem mais. Nas minhas andanças pela internet, achei um conversor on-line muito útil! Sempre que vou bordar algo que peça outra marca que não seja Anchor, eu converto as cores e pronto! Problema resolvido! rsrsrs
Se precisar ou quiser utilizá-lo, aqui está o link do site: Fio da meada.
Espero que goste das dicas. Qualquer dúvida, pode perguntar! Ajudarei no que for possível!

Muito obrigada a todos que participaram da enquete e a você que está me visitando!
Então é isso... vou bordar mais um pouco... Em breve dou uma passadinha por aqui!
Uma ótima semana para você!

Beijos

6 comentários:

Lia disse...

Oi amiga
Que dicas interessantes! Algumas eu já conhecia, mas outras são novas e serão bem aproveitadas!!
A mais difícil acho que é deixar de bordar por 10-15min a cada hora!! Quando estou bordando só páro para tomar um chimarrão ou ir ao banheiro! hehehe!! Quero ver o resultado logo e esqueço de todo o resto!!

bjs
Lia

Suzaninha disse...

Oi Edayne, passei pra uma visita e pra te contar do selinho que te espera em meu blog. Boa quarta-feira!
Bjos!!

Danizinha disse...

obrigada querida...

amei sua vistinha...

pode deixar q passo sempre por aki...

um bju

lane zilio disse...

lane zilio
oi,adorei suas dicas,gostaria de saber como faço para comprar no atacado,conhece algum fornecedor para me indicar.obrigada.

Vastí disse...

Menina...Essas dicas sao super demais...amei de coração...Eu Bordo...ultimamente andei com tendinite, mas agora to voltando aos poucos...Passa la no meu cantinho depois, tenho muitos gráficos fofinhos...Bjkas

Luciana Ferreira disse...

Adorei as dicas....amo ponto cruz
e adorei seu blog, vim te convidar pra conhecer meu cantinho e aproveitar pra participar do sorteio que está rolando por lá...

http://lojinhadallu.blogspot.com.br/2013/03/lembrando-do-sorteio.html