sábado, 30 de janeiro de 2010

Dica: Como lavar corretamente o bordado

Olá!

Como você está? Por aqui tudo na mais perfeita ordem.
Navegando na internet achei essas dicas maravilhosas e trouxe para compartilhar. Esse era um dos assuntos que me deixava com muitas dúvidas, e como sei que não só eu mas muitas outras artesãs também têm, segue a maneira correta de lavagem pro bordado durar mais e continuar lindo como quando foi feito:

Bordados - Instruções de lavagem
Cuidados:
Para todas as linhas de algodão, com características "cores firmes", recomenda-se os seguintes cuidados de lavagem:
Cuidados iniciais: Sempre lave as mãos antes de iniciar o trabalho e sempre que perceber que estão suadas, para evitar que o suor manche o trabalho. Guarde o trabalho em uma sacola ou cesta apropriada quando não estiver bordando, para protegê-lo da poeira, respingos, etc. Use fios de aproximadamente 45 cm de comprimento, para evitar que os fios formem nós, fiquem torcidos ou desfiem quando estiver bordando.
Lavar à máquina: Temperatura máxima de lavagem a 95º. Contudo, deve sempre respeitar as instruções de lavagem dos tecidos. São necessários cuidados especiais quando se usa linhas metálicas e de viscose.
Secar à máquina: Seque em velocidade lenta, de preferência use um saco de proteção branco.
Lavar à mão: Lave cada trabalho separadamente. Prepare o molho com água na temperatura de 60º em grande quantidade e assegure que o sabão seja neutro e esteja completamente dissolvido antes de mergulhar o trabalho.
Sabão em pó: Se for usar sabão em pó, use sabão sem branqueador e sempre em pequenas quantidades. Nunca utilize sabão em pó com cloro. Podem-se utilizar os produtos recomendados na lavagem de roupa delicada.
Enxaguar: Enxague o trabalho diversas vezes em água corrente abundante.
Secar: Não torça o trabalho. Enrole entre duas toalhas ou outro tecido bem absorvente na cor branca, espremendo gentilmente, sem torcer. Não deixe que o trabalho enrole sobre si mesmo.
Secar horizontalmente: Não torcer! Nunca deixe o trabalho úmido dobrado ou empilhado.
Lavar a seco: Todas as linhas de algodão podem ser lavadas a seco.
Passar: Passe a ferro do avesso sobre uma superficie macia ou entre duas toalhas. Siga as instruções recomendadas para os tecidos. Use o ferro de passar não muito quente. Não use vapor.
Engomar: Se desejar engomar o trabalho, prepare a goma seguindo as instruções do fabricante. Mergulhe o trabalho inteiramente na solução, deixe alguns minutos e retire deixando escorrer bem. Não torça o trabalho; proceda como mencionado acima para tirar o excesso de água;

* Desenrole e estenda o trabalho sobre uma toalha em superfície plana.
Mais uma dica para você: Compre sempre a quantidade necessária de meadas para fazer todo o trabalho, pois podem haver diferenças entre os lotes de tingimento. As meadas possuem número de lote para facilitar a sua compra.

Dicas tiradas daqui.
É importante sempre guardar o número de lote das meadas. Já me aconteceu de acabar a linha no meio de um bordado, e por não ter comprado do mesmo lote, deu uma diferença enorme na cor. Algumas vezes a diferença é quase imperceptível, mas em outras parece que foi usada uma cor totalmente diferente da que foi usada no início do trabalho.

Na foto abaixo estão marcados os números de lote. Como pode perceber eles não são iguais e a diferença da cor é quase imperceptível, mas quando utilizadas juntas dá pra notar:



A diferença na coloração é mais significativa em tons escuros, mas só encontrei essas meadas mais claras para colocar como exemplo.
Espero que tenha gostado e esclarecido possíveis dúvidas.

Uma ótima semana para você!

Beijos

Um comentário:

Nubia disse...

Olá Querida!!
Obrigada por compartilhar essas dicas preciosas!
Essa dica do nº do lote tbm serve pra quem faz crochê! Quem me dera ter lido essa dica antes...
Beijos , Núbia.