sexta-feira, 12 de agosto de 2011

3º aniversário do blog Edayne Ponto Cruz

Olá!!!

Hoje o blog está fazendo aniversário! Já são 3 anos de Edayne Ponto Cruz!!! Vou aproveitar e compartilhar com você um pouco da minha história com o Ponto Cruz:

O que me fez criar este blog, foi obviamente, a minha paixão por ponto cruz... Uma história de amor que começou há onze anos atrás...

Certo dia minha irmã e eu fomos à casa de uma tia para uma visita. Conversa vai, conversa vem, avistei um pano com um morango bordado que me chamou a atenção... fui até ele olhar mais de perto e a minha tia explicou que ela quem havia bordado e que a técnica era o ponto cruz (ou marca, como ela costuma chamar) e que o tecido cheio de "quadradinhos" era próprio para tal, e era chamado de étamine. Olhei admirada, achei muito complicado de se fazer e impossível de aprender (risos). Voltei para casa e fiquei pensando no tal ponto cruz, mas me entretive com outras coisas e acabei esquecendo.

Minha irmã foi até a casa da minha tia, voltou de lá com um pedaço de étamine mostrando uns pontos que havia aprendido e me explicou como era feito. Ficamos ambas empolgadas a fazer "X" pra lá e "X" pra cá. Minha mãe, vendo a nossa empolgação, comprou uma revista de ponto cruz (que tenho até hoje) e étamine para nós.

Peguei linha de crochê da minha mãe, agulha de costura e fui quebrando a cabeça (e furando os dedos (risos)) para "subir" e "descer" com a agulha no tecido (do meu jeito), já que só tinha visto como "ir" e "voltar" fechando o "X". (risos)

Daí saiu o meu primeiro bordado: avesso péssimo, alguns pontos frouxos e outros apertados, mas estava feliz com o resultado. (risos)


Os primeiros bordados: a flor da minha primeira revista, o nome do meu cachorro e um coração (ou quase isso). E um avesso pior do que a frente, ou seria o contrário!? (risos)

Depois de muito "treinar", me atrevi a bordar no cânhamo (que a moça da loja tinha dito que também servia), com as minhas poucas meadas de diversas cores e mais alguns gráficos novos, comprados por minha mãe. Ah! E com agulha própria... (risos)


Finalmente bordei o tal morango que havia me chamado a atenção na casa da minha tia (ele me desafiou), mais algumas flores e uma borboleta... E o avesso? Continuava péssimo. (risos)

Fui me aprimorando e aprendi a fazer o contorno e nesse, pelo menos, não tive dificuldade!


Treinando o contorno (ou ponto atrás)

Estava cada vez melhor com as linhas e agulhas, mas não me conformava com o avesso, sempre tão bagunçado... até que um dia, uma senhora conhecida da minha avó, ensinou o "pulo do gato", para minha felicidade! Então não perdi tempo e fui botando em prática tudo que havia aprendido.

A primeira rosa, a gente nunca esquece...

As primeiras encomendas foram surgindo e tudo dentro de poucos meses de aprendizagem... estava faturando o meu primeiro "dindin" com algo feito pelas minha mãos.


Primeira vez que bordei o meu nome, depois de bordar tantos outros

Daí comecei a tentar aprender outras técnicas de artesanato... minha mãe que faz crochê e tricô tão bem, não conseguiu fazer com que eu aprendesse. Deixei-os pra lá e não quis mais saber. Até que um dia conheci o vagonite, e sem que ninguém me explicasse como era feito eu aprendi por conta própria só de olhar.


Minha primeira tentativa, e que deu certo, em um artesanato novo... mas mesmo assim, minha paixão continuava pelo ponto cruz...

Há um tempo atrás, não era tão fácil conseguir gráficos, como hoje em dia, então muitas vezes, pegava um bordado de alguém e criava amostras num pedaço de étamine.


Minhas amostras que guardo até hoje com muito carinho

Depois de muitos anos bordando, encontrei na internet outras pessoas que dividiam a mesma paixão que eu pelo ponto cruz, em seus belíssimos e encantadores blogs. Então comecei a estudar a possibilidade de criar um, mesmo percebendo que eu não sabia nada em comparação com tais pessoas...

Então criei coragem, e com a ajuda do meu marido (que é responsável pelas "partes complicadas" do blog), estou aqui há 3 anos, mostrando um pouco do que sei e aprendendo cada vez mais!

Espero que muitos outros anos venham, e claro, com a sua companhia sempre!!!

Beijos com muito carinho

15 comentários:

Ana Alexandra disse...

Parabéns pelo aniversário do blog amiga. Que continue na nossa companhia durante muitos anos.

Adorei a sua história, com dedicação e força de vontade chegamos sempre onde queremos.

Que a vida te traga sempre muitas alegrias.

Bjinhos e bom fim-de-semana

Nile e Richard disse...

Oi Edayne.
Parabéns pelo blog,que continue conosco por muitos e muitos anos.
Adorei saber da história dos seus primeiros passos no bordado.
Bom fim de semana para voce.
bjtos.Nile.

Anônimo disse...

Oiii, eu me lembro dos primeiros ensaios que fiz... o primeiro guardanapo fui umas galinhas q minha mãe usa até hj..rsrsrs (sinal q ficou bom)

Tudo tem q partir de um começo, e a perfeição acontece com mta pratica... Muito bom a sua historia de artesanato.

BJos. fica com Deus
Edilaine Guidini

Núbia disse...

oI AMIGA!
Parabéns por mais um aninho de blog!
São desânimos vencidos, cada trabalhinho é um flash! É a preocupação com o texto e com a procura por um gráfico que agrade a nós leitoras e amigas, enfim é dedicação, carinho, paciência e persistência, alegrias...Tudo isso em três anos! Sem falar dos momentos importantes que são compartilhados como datas de
aniversários, niver de casamento, nascimento de sobrinho,viagens, enfim acabamos conhecendo um pouquinho da Edayne, essa blogueira atenciosa e carinhosa.
Parabéns, e que vc possa ter muita saúde, criatividade e inspirações para continuar postando aqui nesse cantinho maravilhoso!
Mil bjks!

Pontinhos da Silvia disse...

Oi minha Amiga, como vc esta?
Parabéns pelo niver do blog, que ele continue nos alegrando por muitos anos. Parabéns pra vc também amiga, que é tudo mérito seu.
Bjão.

Fernanda Scherer disse...

Edayne, minha amiga querida!
Td bem?
Q saudade de ti, do blog!
Estou voltando aos poucos, tá?
Tentando deixar td em ordem por aqui.
Adorei a idéia do concurso, ñ postei no post de cima p ñ atrapalhar. Mas tem várias amigas minhas participando, ñ sei nem por quem torcer.
Beijão!

Juliana Cristina disse...

Olá Edayne, tudo bem?

Parabéns pelo blog, está muito lindo. Gostei muito da ideia do concurso. Já deixei o meu voto!

Um abraço!
artjullysmi.blogspot.com

Teresa Aparecida de Aquino Soranso disse...

Parabéns, Edayne, é assim que nasce uma profissional que ama o que faz! A curiosidade move a humanidade, ainda bem! Eu aprendi com minha avó, fazendo bordados em guardanapo e com um avesso rsrsrs
Depois fui comprando revistas e me aperfeiçoando. Sou autodidata. Adoro ponto cruz, é o meu preferido tb. Seu blog é lindo, tem coisas muito fofas. Parabéns!
Bjs

ArteeSonhos disse...

Olá Edyne, li sua história e não divergiu muito do meu começo kkkk, bom lembrar disso né? A minha foi um pouco diferente, não tenho registro de nada...antes eu sempre perdia o interesse por uma coisa e deixava outras pra trás, muitas outras coisas. Aprendi olhando revistas o ponto cruz, e logo entendi que o avesso teria que está perfeito... mas hoje faço várias coisas, respiro artesanato. Parabéns seu blog é lindo!

ALICE SABINO DOS SANTOS disse...

Poxa Edayne, fiquei impressionada c/ sua história,pois estou tendo algumas dificuldades c/ meu blog que acabei de criar, mas sei com tempo irei aprendendo tudo, bjsss!!!!

Cristiane Félix disse...

Olá,vim conhecer seu blog e amei.
Adoro ponto cruz,já bordei muito e hoje sou um pouco preguiçosa. Mas ainda faço uns bordadinhos...rs.
Já me tornei seguidora,quem sabe me inspiro e volto a fazer lindos bordados.
Abraço.
Cris

Adriana disse...

Oi amiga querida!
Achei lindo ver o desabrochar de uma bordadeira, ver a evolução dos seus bordados em fotos.
Parabéns amiga, mesmo atrasado!
Seu blog está cada dia mais lindo e com certeza o sucesso sempre será sua companheira.
Que Deus te abençoe e que seu blog tenha muitos anos mais pela frente, sempre com muito sucesso!
Beijos de todo coração,
Adriana.

*Aninha* disse...

Vim e já votei,rs!
Passei para te dar um bom dia e conhecer seu cantinho. Lindo e muito caprichado!Parabéns!
Bjos
Aninha

Helenice disse...

Passei para conhecer seu blog e vi que tem concurso já votei no meu preferido. Vi que vc vai premiar 2 pessoas e se permite uma sugestão, ao inves de vc escolher a outra porque não premia o 1º e 2º lugar? Acho que todas merecem os trabalhos estão lindos. Abraços

Pizinha Artesanatos disse...

Parabéns por mais um ano no ar.
Como o tempo passa né, parece que foi ontem que começamos, o gostoso é ver a nossa evolução nos trabalhos.
Em novembro completa 03 anos o meu blog e dos primeiros pontos há uns dez anos atrás e destes três ultimos anos não tem comparação rs...
Bjs,

Joyce